Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



ROTEIRO SERRAS CARIOCAS TRAZ PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS EM GUIAS DE TURISMO PARA REGIÃO | Jornal Em Destaque por Helio de Carvalho em TURISMO

ROTEIRO SERRAS CARIOCAS TRAZ PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS EM GUIAS DE TURISMO PARA REGIÃO

Parceria com escola de guias de turismo possibilitou inserir Teresópolis como cidade-teste.



ROTEIRO SERRAS CARIOCAS TRAZ PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS EM GUIAS DE TURISMO PARA REGIÃO Classificação

Postado há 6 ano(s) | Rio de Janeiro | TURISMO |

Helio de Carvalho


 

Ainda era bem cedinho e estava frio no Centro do Rio, no último domingo (05) quando 85 formandos do Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria, o CIETH, subiram a bordo de três ônibus para, eles próprios, serem os guias de seus colegas e professores com o fim de serem avaliados na prova final da obtenção do CADASTUR, após 10 meses de capacitação.

 

Eles partem pela estrada até se depararem com a exuberante Serra de Teresópolis! A primeira parada é o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, local escolhido para um dos testes. A turma parece ter gostado de estudar tudo sobre o atrativo, como foi o caso, por exemplo, da japonesa Yuki Matsumoto que, com seu português perfeito, já trabalha como intérprete e guia local, mas busca essa certificação para “poder atuar profissionalmente também em atrativos naturais, uma crescente busca dos japoneses”, segundo ela.

 

O Coordenador Regional do ICMBio para o Sudeste, Ricardo Raposo, que participou da criação do roteiro desde 2011, acompanha de perto toda a movimentação com entusiasmo, mas também, com preocupação e faz um alerta: “Desde ontem (4) recebemos a notícia aqui da nossa equipe do parque que há um estudante francês perdido na Travessia Teresópolis-Petrópolis, neste momento. Isto é mais uma prova que as pessoas devem procurar um guia de turismo profissional porque eles estão integrados com os nossos condutores de montanha cadastrados e que conhecem bem a região. Isso poderia ter sido evitado com uma simples consulta, que consta, inclusive no site do parque e no Termo de Conhecimento de Riscos”, revelou Raposo.

 

Após a visita técnica, todos se reuniram para uma rápida cerimônia de boas-vindas. O subsecretário de turismo de Teresópolis, Henrique Silva, falou da importância da constante capacitação que todo guia deve ter sobre os destinos; o Coordenador do Roteiro Serras Cariocas e também das unidades do CIETH na região, Lincoln Pontual, falou sobre a importância da integração dos destinos e da governança do turismo na região, anunciou a vinda de uma Unidade do CIETH para Teresópolis a partir de setembro e ressaltou a importante luta de todos para esse projeto se tornar realidade. Na fala final, Ricardo Raposo, anunciou a realização, nos dias 3 e 4 de outubro, do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Ainda houve, nesse domingo, um City-Tour de teste com parada num dos principais atrativos da cidade, a Feirinha, que conta hoje com mais de 500 expositores. A partir dessa iniciativa, as provas acontecerão sempre em uma das cidades das Serras Cariocas: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.









Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL