Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



Livro investiga os desafios do feminismo na indústria musical brasileira e propõe caminhos de transformação | Jornal Em Destaque por Helio de Carvalho em Lançamento literário

Livro investiga os desafios do feminismo na indústria musical brasileira e propõe caminhos de transformação

Com lançamento no Rio, obra da jornalista e pesquisadora Julia Ourique analisa artivismo, desigualdade de gênero e protagonismo feminino no cenário fonográfico



Livro investiga os desafios do feminismo na indústria musical brasileira e propõe caminhos de transformação Classificação

Postado há 1 mes | Rio de Janeiro | Lançamento literário |

Helio de Carvalho

A jornalista, pesquisadora e musicista Julia Ourique lança no próximo dia 7 de maio, das 18h às 21h, no Espaço Multifoco, na Lapa (Centro do Rio de Janeiro), o livro Feminismo na Indústria da Música. A obra, fruto de quase uma década de pesquisa acadêmica e vivência profissional no setor cultural, apresenta um panorama crítico e aprofundado sobre a atuação das mulheres no mercado musical brasileiro, a partir de uma perspectiva feminista e interseccional.

Publicada pela editora Multifoco, a publicação reúne reflexões teóricas e análises de casos concretos, articulando conceitos de feminismo, artivismo e mercado. O livro será vendido a R$ 55,00 no evento de lançamento, com posterior distribuição nas plataformas digitais da editora e na Amazon, ao valor de R$ 59,90.

Segundo a autora, a motivação para o livro nasceu da constatação recorrente, durante sua trajetória no jornalismo cultural, de que as mulheres - sobretudo instrumentistas - continuam a enfrentar obstáculos de visibilidade e valorização no ambiente profissional da música.

Esta obra nasce da minha dissertação de mestrado e busca preencher uma lacuna nos estudos sobre a presença feminina no setor fonográfico nacional. Questiono como estamos lidando com essas profissionais e proponho o feminismo como uma ferramenta transformadora real e possível dentro desse universo”, afirma Julia Ourique.

Dividido em três capítulos, o livro percorre diferentes eixos de análise. O primeiro apresenta um panorama histórico do feminismo no Brasil, com destaque para a inserção feminina no universo musical. Em seguida, a autora introduz o conceito de artivismo - a convergência entre arte e ativismo político -, examinando como esse movimento tem sido um instrumento de resistência e reinvenção das práticas artísticas. O segundo capítulo dedica-se às transformações na indústria fonográfica, com foco na mobilização das mulheres e nos novos arranjos de mercado. Já o terceiro capítulo se concentra em um estudo de caso: o selo musical independente PWR Records, que conjuga os princípios feministas com estratégias de atuação no setor.


Sobre a autora

Julia Ourique é doutoranda e mestra em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e professora do curso de Jornalismo na Universidade Estácio de Sá. Possui especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo IFRJ, além de integrar o Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Interação e Cultura (Lampe) da UERJ e colaborar com o grupo Labcult, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como assessora de imprensa em projetos ligados à cultura e também na Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Acompanhe Julia Ourique
Instagram: @Julia_Ourique

Espaço Multifoco está situado à Av. Mem de Sá, 126 - Lapa - Rio de Janeiro (RJ).

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!








Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL