Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



Bloco Cacique de Ramos é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio | Jornal Em Destaque por Helio de Carvalho em Arte e Cultura


Ouça a Noticia!

Bloco Cacique de Ramos é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio

Lei sancionada pelo governador Claudio Castro celebra a contribuição cultural e histórica do Cacique de Ramos para o Carnaval carioca



Bloco Cacique de Ramos é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio Classificação

Postado há 1 mes | Rio de Janeiro | Arte e Cultura |

Helio de Carvalho

O Bloco Cacique de Ramos, símbolo tradicional do Carnaval carioca, foi oficialmente declarado patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A medida, formalizada por meio da Lei 10.562/23, foi sancionada pelo governador Claudio Castro e publicada nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial, reforçando o papel fundamental do bloco na preservação e promoção da cultura carioca.

O Cacique de Ramos é, há mais de seis décadas, uma expressão da identidade e da alegria do nosso povo. Essa homenagem é um reconhecimento justo à sua história, aos músicos que ali surgiram e ao impacto cultural que exerce. O Cacique é parte essencial do nosso Carnaval e da nossa cultura, e não podemos imaginar as festividades sem sua presença nas ruas do Rio”, afirmou o governador.


Além de reconhecer a importância histórica e cultural do grupo, a nova lei incentiva a realização de apresentações e atividades promovidas pelo bloco, além de garantir a proteção contra manifestações de preconceito ou discriminação, sejam de cunho social, racial, cultural, político ou administrativo, contra o Cacique de Ramos e seus integrantes.


Cacique de Ramos: Tradição e Celeiro de Talentos

Fundado em 20 de janeiro de 1961, no bairro de Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos consolidou-se como um dos principais símbolos do Carnaval carioca. O bloco ganhou destaque nas ruas do Centro da cidade, atraindo milhares de foliões e marcando sua presença com desfiles memoráveis. Neste ano, o Cacique realizou uma “maratona” de três dias consecutivos de desfiles, atraindo uma multidão para o Centro do Rio e reafirmando seu lugar no coração dos cariocas e dos visitantes.


O impacto cultural do bloco vai além da folia carnavalesca. O Cacique é um importante ponto de referência na música popular brasileira, revelando nomes icônicos como Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, que levaram o samba carioca para além das fronteiras do Estado, consagrando a musicalidade e a tradição do bloco em todo o país.

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!






Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL