Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



Fogo Serrano Inclusão Botafoguense: Uma torcida que vai além da paixão pelo futebol | Jornal Em Destaque por Helio de Carvalho em Exclusiva


Ouça a Noticia!

Fogo Serrano Inclusão Botafoguense: Uma torcida que vai além da paixão pelo futebol

Torcida organizada transcende a rivalidade das arquibancadas para promover a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências



Fogo Serrano Inclusão Botafoguense: Uma torcida que vai além da paixão pelo futebol Classificação

Postado há 2 meses | Rio de Janeiro | Exclusiva |

Helio de Carvalho

No vasto universo do futebol, onde paixão e emoção se encontram a cada jogo, uma torcida se destaca por um motivo singular e nobre. Walter Azevedo, bancário de 53 anos, é o mentor da Fogo Serrano Inclusão Botafoguense, uma torcida organizada que transcende a rivalidade das arquibancadas para promover, de forma pioneira, a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. Sua inspiração? O amor incondicional pelo filho Lucas, de 11 anos, que é autista.


Lucas, de 11 anos de idade (Foto divulgação) Lucas, de 11 anos de idade (Foto divulgação)

A jornada de Walter começou em 2017, quando, motivado pelo desejo de proporcionar ao filho uma experiência plena e inclusiva nos estádios, decidiu fundar uma torcida organizada do Botafogo que abraçasse a causa do autismo.

A ideia surgiu quando tentamos levar o Lucas aos estádios do Maracanã e Nilton Santos, mas ele não conseguia ficar além do primeiro tempo devido ao barulho e à agitação”, relembra Walter. “Então, decidi que precisávamos fazer algo para mudar essa realidade”.


Walter Azevedo, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na elaboração da Lei municipal nº 7973/2023. (Foto divulgação) Walter Azevedo, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, na elaboração da Lei municipal nº 7973/2023. (Foto divulgação)

Com o apoio imediato de amigos e familiares, Walter transformou o grupo de WhatsApp de botafoguenses em um movimento ativo e engajado. O laço do autismo passou a estampar bandeiras, faixas, blusas e bonés da torcida, simbolizando a luta por visibilidade e aceitação. A mensagem era clara: autismo não é uma doença, e sim uma condição que merece compreensão e respeito.

A visibilidade da Fogo Serrano cresceu rapidamente. Participações em lives e documentários, entrevistas para teses acadêmicas e reportagens na mídia fortaleceram o movimento. A ideia de inclusão logo ecoou além das fronteiras do Botafogo.

Em 2020, um torcedor do Corinthians Autista e outro do Sport nos contataram, inspirados pela nossa iniciativa, e criaram torcidas inclusivas em seus clubes”, conta Walter. Assim nasceu uma rede de mais de 20 torcidas organizadas inclusivas espalhadas pelo Brasil.

A inclusão não se limitou ao autismo. Ao perceber que outras famílias com filhos portadores de diferentes deficiências buscavam apoio, Walter ampliou o escopo da torcida, renomeando-a como Fogo Serrano Inclusão Botafoguense. O objetivo era claro: lutar pela inclusão de todas as pessoas com deficiência nos estádios.


A bela família de Walter Azevedo (Foto divulgação) A bela família de Walter Azevedo (Foto divulgação)

O trabalho incansável de Walter e sua esposa, Renata Gonzalez, resultou em conquistas significativas. Em 2022, um grupo de torcidas inclusivas do Rio de Janeiro formou uma aliança para pressionar por políticas públicas de inclusão nos estádios. Os esforços culminaram na aprovação unânime de leis municipais e estaduais que garantem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência em eventos esportivos.

Fiz essa torcida pela paixão ao Botafogo e pelo amor que tenho pelo meu filho”, declara Walter com orgulho. A atuação da Fogo Serrano foi reconhecida pelo governo do Rio de Janeiro, que premiou a torcida como Movimento Inclusivo do Estado de 2023.

A cada partida, a Fogo Serrano não apenas torce pelo Glorioso, mas também celebra a diversidade e promove a inclusão, transformando os estádios em espaços acolhedores para todos. Em parceria com o Botafogo, organizaram eventos como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, levando crianças e famílias atípicas a campo, demonstrando que o futebol é para todos.

A Fogo Serrano Inclusão Botafoguense é mais do que uma torcida; é um movimento que inspira e transforma, provando que a paixão pelo esporte pode ser um poderoso agente de mudança social. Para Walter Azevedo, essa é a vitória mais significativa: ver seu filho e tantas outras crianças desfrutarem do futebol, sem barreiras, e com toda a alegria que o esporte pode proporcionar.


Jornal Em Destaque é um dos patrocinadores oficiais do Fogo Serrano Jornal Em Destaque é um dos patrocinadores oficiais do Fogo Serrano

JETOS: Esporte e Inclusão no Sul-fluminense


O compromisso com a inclusão social das torcidas organizadas do Rio de Janeiro ganha uma nova dimensão com a realização dos Jogos Esportivos das Torcidas Organizadas Serranas (JETOS). Iniciativa pioneira, os JETOS visam conscientizar a sociedade sobre o autismo através do esporte. A primeira edição, realizada no ano passado em Miguel Pereira, foi um sucesso absoluto de público, reunindo times de futsal das quatro principais torcidas da região Sul-fluminense: Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo.

A próxima edição dos JETOS está marcada para o dia 4 de agosto, a partir das 9h, no ginásio municipal poliesportivo de Paty do Alferes. A entrada será 1kg de alimento não perecível, incentivando a solidariedade entre os torcedores. Este evento promete ser mais uma celebração de inclusão, com jogos que vão além da competição, promovendo um ambiente de respeito e aceitação.

O Jornal Em Destaque, conhecido por seu apoio ao esporte e às causas sociais da região, é um dos patrocinadores oficiais da equipe Fogo Serrano, que representará a torcida do Botafogo, na competição.

Estamos honrados em apoiar uma iniciativa tão importante. O esporte é uma ferramenta poderosa para a inclusão e a conscientização social”, afirma Helio de Carvalho, o editor-chefe do jornal.

Para Walter Azevedo, ver a Fogo Serrano participando do JETOS é um sonho realizado.

É gratificante ver como nosso movimento inspirou tantas pessoas e torcidas. Os JETOS é uma prova de que o esporte pode unir e transformar”, conclui emocionado.

Os JETOS, assim como a Fogo Serrano Inclusão Botafoguense, representam a força de uma comunidade que luta por um futuro mais inclusivo e acolhedor para todos. Cada gol, cada aplauso, cada gesto de apoio reafirma o compromisso de que, no campo ou na arquibancada, todos têm um lugar.

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!





Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL