Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



É APENAS UM CAPÍTULO, NÃO A HISTÓRIA TODA | Jornal Em Destaque por Bruna Richter em Colunista

É APENAS UM CAPÍTULO, NÃO A HISTÓRIA TODA



É APENAS UM CAPÍTULO, NÃO A HISTÓRIA TODA Classificação

Postado há 3 ano(s) | Rio de Janeiro | Colunista |

Bruna Richter

Quando estamos lendo um livro ou assistindo um filme, muitas vezes, nos identificamos com as personagens e embarcamos nas mais distintas histórias de maneira que os sentimentos vivenciados na ficção nos atravessam intensamente. Ficamos alegres, temerosos, enraivados e aliviados junto com os protagonistas daquela arte específica.


Nesse contexto, mesmo com a identificação que criamos, mantemos em mente que aquelas sensações durarão um determinado período bem específico e que em breve findarão, pois possuem um prazo de validade. Ao terminar a leitura ou a película e assimilar suas possíveis reverberações em nossa história, essas emoções se dissipam também.


Contudo, não enxergamos parte desse aspecto quando pensamos em nossa própria vida. Assim, em determinados momentos que experimentamos, por serem carregados de afetos - positivos ou negativos - perdemos de vista a noção da efemeridade que trazem consigo. Deixamos de perceber que nosso mundo é constituído de instantes.


Essa noção é especialmente importante quando atravessamos estações de infortúnios. As adversidades têm a potência de nos cegar, por vezes. Não conseguimos ver para além delas. Nos detemos de tal maneira que se torna impossível vislumbrar uma luz futura. Saídas ou alternativas parecem se esconder eficazmente de nós. No entanto, é preciso que realizemos certo esforço para conseguir manter a perspectiva de que tudo passa. Aqueles momentos insustentáveis de dor e sofrimento, em determinado instante, evanescem. Bem como os minutos de intensa felicidade e contentamento. E possivelmente é essa fugacidade que torna tudo tão especial.


Quando nos damos conta do prazo que o nosso mundo tem - nossos sentimentos, sensações, situações experienciadas - adquirimos força tanto para atravessá-las como para aproveitá-las. Entendemos que, nesse contexto, o tempo ou nos fornece algum alento na superação de obstáculos ou que devemos desfruta-lo ao máximo, enquanto possível.


Isto muda completamente nossa relação com tudo o que fica ao nosso redor. Essa ciência de que a cena não é toda a história auxilia a focarmos menos no recorte atual. 


Assim, trazemos a possibilidade de ampliar nosso olhar para a ampla conjuntura. E, nesse caso, quanto maior nosso conhecimento sobre o contexto, mais prontamente conseguimos vislumbrar nossos próximos passos para que sigamos em movimento.


Fluir nem sempre é fácil. Em certos momentos, nos percebemos paralisados em determinadas experiências. Mas, na contramão deste pensamento, reconhecer o caráter volátil das sensações, dos pensamentos e das situações nos ajuda a atravessar, com mais amparo e coragem, os acontecimentos que podem se apresentar. E assim, chegamos a um novo capítulo.









Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL