Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



DAR ATENÇÃO É UMA DAS FORMAS MAIS BONITAS DE DEMONSTRAR AMOR | Jornal Em Destaque por Bruna Richter em Colunista

DAR ATENÇÃO É UMA DAS FORMAS MAIS BONITAS DE DEMONSTRAR AMOR



DAR ATENÇÃO É UMA DAS FORMAS MAIS BONITAS DE DEMONSTRAR AMOR Classificação

Postado há 3 ano(s) | Rio de Janeiro | Colunista |

Bruna Richter

O amor é um dos temas mais recorrentes de todos os tempos. Ele costuma ser pauta das mais diversas áreas, como artes, literatura, filosofia, psicologia, biologia e tantas outras, podendo ser interpretado de tantas formas distintas quantas forem os recortes que façamos. A história da humanidade se entrelaça com os estudos sobre o tema.


Existem, sem dúvidas, inúmeras maneiras de amar, mas uma que não costuma ser tão abordada e não recebe o foco ou a frequência merecida é o ato de dar atenção. Estar genuinamente interessado no outro, em toda a sua completude e complexidade, acolhendo contradições e paradoxos, é uma das formas mais intensas de aceitar quem ele é. E isto implica amor.


Nosso tempo é algo bem raro nos dias atuais. Temos que dividi-lo entre os distintos afazeres e resta muito pouco de nós para doarmos. Neste sentido, ofertar nosso cuidado significa oferecer um precioso presente ao próximo. Este olhar mais delongado ou a escuta igualmente ativa fazem toda a diferença na ampliação da apreensão de quem nos cerca.


A atenção assim se faz presente tanto nos detalhes como na conjuntura. Ela se enlaça às minúcias que se escondem ou se disfarçam passando quase despercebidas, mas também se expande sedimentando toda a totalidade do que conseguimos alcançar. Desde as particularidades até entendermos todo o contexto, essa vigilância se faz fundamental se o objetivo principal for a compreensão.


Muitas intercorrências do dia-a-dia podem nos afastar desse movimento natural de aproximação: a pressa, o excesso de atividades assumidas, o desgaste, o cansaço e, por vezes, a própria preguiça. Estar atento ao outro não é uma tarefa trivial. Ela requer trabalho árduo e constância. Exige tanto persistência quanto flexibilidade. Demanda dedicação.


A contrapartida pode ser deliciosa. Perceber-se em uma relação recíproca é uma das sensações mais aprazíveis que conhecemos. A mutualidade traz segurança e estabelece bases sólidas para a confiança. Quando nos percebemos enovelados por este tipo de conexão, não é raro experimentarmos uma percepção crescente de amparo e acolhimento. Deste modo, apesar de trabalhoso, desenvolver laços afetivos intensos pode ser uma boa forma de investimento em nossa saúde mental. Ao nos darmos conta de que somos queridos e aceitos formamos redes de apoio que nos sustentam nas mais diferentes situações. E esta ajuda nos protege em períodos mais difíceis e nos eleva em instantes de alegria.


Amar é um investimento em nós e no outro. É acreditar que através de pontes conseguimos acessar àquilo de mais extraordinário que compõe quem escolhemos que esteja ao nosso redor. E caso consigamos nos manter atentos, disponíveis, abertos e focados, teremos a sorte grande de tocar um maior número de pessoas ao longo dessa nossa jornada.









Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL