Pesca Submarina: Atleta de Paty do Alferes lidera equipe brasileira no Panamericano 2024, no Chile





26/08/2024 19:09 ( Atualizado em 26/08/2024 19:11) | Paty do Alferes | Esportes |

Helio de Carvalho



O atleta de Paty do Alferes (RJ), Eric Niedner, de 44 anos, representará o Brasil no IX Campeonato Panamericano CMAS de Pesca Submarina 2024, que será realizado entre os dias 10 e 13 de outubro, em Antofagasta, Chile. Praticante da modalidade há 31 anos, Niedner garantiu sua vaga ao conquistar o Campeonato Brasileiro de 2024, em Búzios (RJ), e se consagrar campeão na seletiva em Barra do Sul (SC). Com títulos de campeão brasileiro em 2021 e 2023, Eric figura hoje entre os 10 melhores do mundo.


A pesca submarina, esporte que remonta aos primórdios da humanidade, exige alto nível de técnica e condicionamento físico, sendo praticada sem o auxílio de equipamentos de respiração artificial. A rotina de treinamentos de Niedner inclui mergulhos, corridas, caminhadas, musculação e uma rigorosa dieta. Embora resida em uma cidade sem mar, o atleta supera os desafios da distância acordando às 4h da manhã para treinar em cidades como Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Muriqui, aproveitando ao máximo as oportunidades de praticar o esporte.

A paixão de Niedner pela pesca submarina começou em 1993, influenciado pelo pai, Friedrich, que o introduziu à prática. Desde então, a atividade se tornou um vício. Eric, que reside em Paty do Alferes há 16 anos, ao lado da esposa Danielle Andreiolo, ultramaratonista e recordista nacional, e do filho do casal, estreou no circuito profissional em 2015, ao lado de dois amigos, com quem se sagrou campeão em sua primeira competição.


Para o próximo desafio em Antofagasta, competição classificatória para o Mundial de 2025, Eric se diz preparado e confiante.

Tenho estudado intensamente a região, considerando temperatura da água, visibilidade, tipos de peixes e profundidades. Estou confiante em que nossa equipe, composta por Gabriel Barra, Junior K-ção e o capitão Francisco Loffredi, colocará o Brasil no pódio e garantirá nossa vaga no Mundial", afirma o atleta. Com seu histórico de conquistas, esse objetivo não parece distante.

___________

Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!