Como grande destaque, a mostra conta ainda com uma sala que reúne desenhos realizados por moradores – de crianças a idosos – com seus sonhos para sua comunidade. Os desenhos fazem parte do projeto “Oficina do Imaginário”. Nesta ação, a equipe do Cidade Integrada pede aos participantes façam esses desenhos, para se tornarem inspirações a futuros projetos urbanísticos no local.
Esse evento é uma oportunidade para todos os cariocas e brasileiros conhecerem a história do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, através do olhar e da participação dos moradores, que contam sua própria história”, ressalta Ruth.
O Cidade Integrada faz reuniões mensais com lideranças comunitárias do complexo de favelas, representantes do poder público e moradores. Além disso, o Cidade Integrada ainda distribui gratuitamente um jornal, que reúne entrevistas com moradores, agenda de eventos, obras e reformas realizadas nas localidades.
Morador do Pavão-Pavãozinho, o artista plástico Marco Antônio da Silva, de 46 anos, tem dois quadros de pintura acrílica sobre tela na exposição. Para ele, a participação da comunidade na mostra é uma oportunidade de divulgar o trabalho dos artistas locais.
É mais uma porta que se abre para mostrarmos que a favela é feliz, educada. Muitas vezes, o noticiário só fala do lado ruim da comunidade. E essa exposição mostra que também fazemos cultura, arte, música e muitas outras coisas do bem”, comenta Marco Antônio.
___________
Apoie o Em Destaque seguindo o site e as redes sociais deste jornal que virou fonte de notícias do Google News, e que há mais de dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts. Em Destaque, o jornal local sem fronteiras para a notícia!