ALDEIA DE ARCOZELO: Presidente da Funarte, Lamartine Holanda, visita local após desabamento





12/03/2021 21:44 ( Atualizado em 17/03/2021 16:45) | Paty do Alferes | Notícia da região |

Helio de Carvalho



Na noite desta quinta-feira (11), o teto de alguns ambientes, como o teatro, da Aldeia de Arcozelo desabou. A estrutura, há muito sem passar por reforma ou mesmo manutenção, não resistiu ao peso da cobertura e cedeu, destruindo o que estava embaixo, como os bancos etc. Ninguém foi atingido.


No meio da tarde desta sexta-feira (12), o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) - órgão federal na qual a Aldeia de Arcozelo pertence - já estava no local avaliando o incidente. Lamartine foi recepcionado pelo secretário de Cultura, Economia Criativa e Desenvolvimento Econômico do município de Paty do Alferes (RJ), Henrique Gonçalves, que também representou o prefeito Juninho Bernardes.


Lamartine e Henrique falaram com exclusividade ao Em Destaque. Assista:



Aldeia de Arcozelo: 300 anos de história


Este é o título de uma publicação no portal da Funarte e assinada por Mariana Gadelha. A matéria, rica de informações históricas, conta que a Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, Rio de Janeiro, que hoje pertence à Funarte, foi inaugurada por Paschoal Carlos Magno, em 1965, para ser um lugar onde jovens e artistas de todo o país pudessem desfrutar de todas as formas de criação e expressão artística. Mas, o que pouca gente sabe, é que sua história começou pelos idos de 1700, quando naquela região começava a ser aberto o Caminho Novo para Minas Gerais. Anos depois, foi constituído ali um posto de patrulha e apoio aos viajantes que transitavam e trabalhavam no lendário caminho do ouro. Esse posto, que ficou conhecido inicialmente como "Rossa do Alferes" e, mais tarde, "Sítio do Alferes", ficava no exato local onde hoje é a Aldeia.


Vale à pena conferir todo o conteúdo, clicando AQUI.