Receba noticias em seu Whatsapp gratis







Libras



Projeto Do Vale do Lima ao Vale do Café: comitiva portuguesa foi recepcionada em uma série de visitas às fazendas históricas do Vale do Café | Jornal Em Destaque por Helio de Carvalho em Turismo

Projeto Do Vale do Lima ao Vale do Café: comitiva portuguesa foi recepcionada em uma série de visitas às fazendas históricas do Vale do Café



Projeto Do Vale do Lima ao Vale do Café: comitiva portuguesa foi recepcionada em uma série de visitas às fazendas históricas do Vale do Café Classificação

Postado há 2 ano(s) | Vale do Café | Turismo |

Helio de Carvalho

Concretizou-se na semana passada, uma das etapas do projeto internacional “Do Vale do Lima ao Vale do Café”, liderado pelo Vale do Café Convention & Visitors Bureau com a fundadora do Preservale, Sonia Mattos e a representação da Adril, Associação do Desenvolvimento Rural Integrado do Lima. Na oportunidade, uma comitiva portuguesa em “expedição” capitaneada pelo Conde Francisco Calheiros, pôde experenciar trocas formadoras em seminário realizado no dia 28/07 no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras, sobre o turismo que cuida da valorização do patrimônio histórico e promove o contato com as vocações rurais em positivo uso do território. Em programação posterior ao seminário, a comitiva portuguesa foi recepcionada em uma série de visitas às fazendas históricas do Vale do Café.

As palestras proferidas pelo Conde Francisco Calheiros, presidente Turihab, pelos representantes da Adril, da presidência do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, Leonel Ferreira Vasconcelos Junior, da fundadora da Preservale Sonia Mattos e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, acrescidas das palavras de apoio da vice-prefeita de Vassouras, Rosi Silva,  impulsionaram as visitas técnicas que pela agenda se cumpriram em três dias subsequentes ao seminário, apresentando as seculares fazendas do Vale do Café.

O exitoso encontro entre os representantes do Vale do Lima, que são prefeitos de diversos distritos portugueses, com os interlocutores brasileiros do Vale do Café, evidenciou além da natural troca de experiências, o foco intrínseco do projeto: nortear o desenvolvimento e aprimoramento das fazendas históricas nas suas estruturas patrimoniais e de preservação, como também no exercício de boas práticas de acolhimento. Uma busca pela excelência do turismo de habitação com diferencial e qualidade. 


Segundo o Conde Francisco Calheiros, Presidente da Turihab - Associação Portuguesa de Turismo de Habitação, a integração que o projeto promove é essencial para melhorias:

As soluções para a manutenção da população rural em seu ambiente passam hoje, em todo o mundo, pela ampliação dos horizontes tecnológicos e econômicos das sociedades rurais contemporâneas, assim como os seus tremendos desafios sociais e culturais. Em meio à instabilidade de um mundo em permanente mudança, em que a economia se torna cada dia mais complexa e que os impactos societários que resultam se avolumam, o entendimento e a implementação de ações políticas e institucionais para acomodar a sobrevivência dos núcleos humanos e de suas singularidades se mostra imperativo.

A manutenção dessa vida, dessa cultura, dessa paisagem cultural tão peculiar e única, só é hoje possível porque o turismo alimenta exatamente o que ali existe de autêntico e característico”, complementa o Conde Calheiros.

A proposta encontra sinergia com os esforços do Vale do Café Convention & Visitors Bureau. Para o presidente Leonel Ferreira Vasconcelos Junior, este objetivo de promoção de destinos deve ser a rotina construtiva a ser perseguida,

um dos focos do trabalho do nosso bureau está assentado na filosofia de atuação em rede, elencando vocações regionais e apresentando-as como um turismo de experiência, que evoca tradições e forma um corredor cultural“.  

Fizeram parte do roteiro de visitação algumas pérolas patrimoniais do nosso Vale do Café. Fazenda São Fernando em Vassouras, com sua exuberância em objetos de arte, requintado mobiliário e cuidadoso projeto de reflorestamento. Fazenda Agroecológica Alliança, em Barra do Piraí, unindo elegância em receber com cuidadosa filosofia no desenvolvimento do café orgânico; Fazenda da Taquara, também em Barra do Piraí, com patrimônio mantido por diversas gerações e plantio de café; Fazenda Florença, em Valença, notoriedade na produção esmerada de café de qualidade e hotelaria inspiradora, e culminando com a Fazenda União, em Rio das Flores, com sua exuberância predial, legados históricos e gastronomia de qualidade.

Para Sonia Mattos, fundadora da Preservale e organizadora deste projeto de integração internacional, a iniciativa que vem sendo costurada irá alargar horizontes:

Ao longo dos últimos 20 anos, inúmeras iniciativas vêm sendo implementadas, embora não tenha havido efetivo planejamento estratégico da região que tivesse conduzido, com base em pesquisas, análises e propostas, um plano estratégico específico. Mas o destino e seus atrativos configuram, efetivamente, um caso de sucesso quanto à articulação que foi possível estabelecer entre lideranças empresariais, institucionais e políticas de múltiplas esferas públicas e privadas, que se configura hoje como um dos mais procurados no Brasil. A pandemia provocou uma busca por ambientes naturais, com amplos espaços e vistas, atrativos culturais e oferta de alojamento e gastronomia. Esta demanda fez refluir para o Vale um enorme segmento de mercado que ainda se está desenhando, mas promete crescimento e aprimoramento“, defende com entusiasmo, Sonia.        


As ligações entre Brasil e Portugal ao longo da história é algo inconteste. O Vale do Rio Lima, na região norte de Portugal, tem um oceano de afinidades históricas, afetivas, culturais e sociais com o Vale do Paraíba Fluminense, no Sudeste brasileiro. Desde o descobrimento os portugueses foram se somando em amálgama de formação do povo brasileiro, trazendo tradições e gestando cultura. Na região do Vale do Café, essas contribuições escreveram parte da nossa história em termos de ocupação do território, o nascimento das primeiras vilas e as habilidades para as diversas profissões e negócios. Muitos, provenientes de regiões agrícolas do norte português, encontraram no Vale do Café oportunidades e afinidades com suas raízes e prosperaram em todas as regiões.

Segundo publicação da In Latin American Journal of Development jul/ago – 2021, quase dois milhões de portugueses emigraram para o Brasil após a sua independência em 1822. Entre 1822 e 1950, estima-se que mais de 1.200.000 portugueses tivessem chegado à ex-colônia. Destes, pensamos que 80%, ou seja, 960 mil, seriam oriundos do Norte de Portugal.


O projeto de parceria entre o Vale do Lima conjuga a potência da produção do vinho loureiro e o momento singular do Vale do Café, que vive o renascimento do plantio do café. Agora, em novas bases, respeitosas com a natureza e o homem. O projeto, segue para uma próxima etapa: previsto para junho do ano que vem, um ciclo de visitas de representantes do Vale do Café aos solares portugueses.

O oceano de afinidades que unem portugueses e brasileiros em torno de vocações trarão efetivos desdobramentos a partir de raiz já bem sedimentada desde 2000, quando formou-se a parceria transnacional Vale do Lima e Vale do Café. Desta união que se traduz em fruto e grão, emergirá ponte entre as experiências portuguesas e as do Vale Fluminense, redundando melhorias e consolidando laços cada vez mais apertados pela força do aprimoramento e pela permuta cultural.

>Veja abaixo alguns registros da visita... 

__________________________________________

Com premiações em nível nacional e internacional, o EM DESTAQUE reforça o seu compromisso com o bom jornalismo, produzindo diariamente conteúdo de qualidade, com responsabilidade e que você pode confiar.

Siga o site e as redes sociais do jornal que virou fonte de notícias do Google News e que há dois anos disponibiliza conteúdo nos principais tocadores de podcasts: ED, o jornal local sem fronteiras para a notícia! 




Gostou deste assunto?

Seus amigos também podem gostar:

Compartilhe!














 
  • Política de Erros
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Sobre o Jornal em Destaque
  • Contato
  • JORNAL EM DESTAQUE | Todos os Direitos Reservados



    DESENVOLVIDO POR
    RIOBRASIL